5 Dicas simples para fazer exercício físico

A vontade de fazer exercício físico é muito comum no inicio de cada novo ano, sendo normalmente uma promessa que faz a si próprio mas que mais cedo ou mais tarde acaba por desistir.

Se isto lhe acontece então está a ler o artigo certo. Por vezes até tem vontade de fazer exercício físico mas pode estar a fazer alguma coisa que o afasta de cumprir a promessa. Aqui ficam algumas dicas para que possa começar a fazer exercício físico e não desistir. Espero que ajude.

1 – Escolha um exercício físico que goste

Quando se fala em exercício físico não significa passar horas no ginásio a levantar pesos e a correr numa passadeira. Não significa ter de gastar imenso dinheiro em aparelhos que fazem “milagres”. Exercício físico significa fazer qualquer coisa que ponha o seu corpo em movimento, que depois de acabar sinta-se mais leve e satisfeito e que em último caso alivie o stress.

Qual é o exercício físico que os médicos mais recomendam? Exactamente, caminhar! Caminhar meia hora por dia é um exercício físico muito simples e faz bem à sua dieta. Para juntar o útil ao agradável, pode caminhar num jardim ou pela praia (no verão), ou então vá com pessoas que gosta. Vai ver que nem vai dar pelo tempo passar.

Outras actividades como praticar um desporto (futebol, ténis, squash, voleibol, etc), andar de bicicleta, correr, dançar ou até mesmo ir a pé para o trabalho (se for possível) é exercício físico.

Escolha um exercício físico que goste, comece a faze-lo regularmente e sinta os benefícios.

bom exercício físico

Fazendo o exercício físico que mais gosta!

2 – Agende no calendário o exercício físico

Uma das formas que eu utilizo (bem como grande parte das pessoas) para realizar as tarefas diárias é marcar no calendário para não me esquecer. Este incentivo visual ajuda a me comprometer com as tarefas que tenho para fazer.

O exercício físico pode e deve ser agendado na sua rotina diária. O exercício físico não é mais que uma actividade que beneficia a sua saúde mas também é algo que dá-lhe prazer fazer. Por vezes apenas falta um incentivo visual para não ficar no sofá a ver televisão.

Pense na sua rotina diária, visualize qual a melhor altura para fazer exercício físico e marque no calendário. Amanhã não irá falhar!

3 – O exercício físico dá energia

Parece uma contradição mas é verdade, pelo menos no meu caso. Fazer exercício físico e de seguida tomar um banho é como renascer. Por muito cansado que eu esteja, fico sempre cheio de energia e com mais vontade de fazer as coisas boas da vida ou até trabalhar depois de jogar uma partida de squash.

Experimente, mesmo que esteja um pouco cansado, fazer o seu exercício físico preferido e tome um bom banho logo de seguida. Escreva nos comentários qual foi a sensação!

4 – Faça diferentes tipos de exercício físico

Muitas pessoas escolhem um exercício físico e não fazem outro tipo de exercício. Isto apenas é bom se gosta realmente do exercício físico que pratica mas, regra geral, acaba por ser esgotante ao fim de algum tempo.

Além disso, praticar diferentes tipos de exercício físico ajuda-o a completar-se como “desportista”. Se pensarmos no Ronaldo, acredito que ele gostasse de jogar futebol de manha á noite mas tem de fazer outros tipos de exercício físico para ser um jogador completo. Podia ser muito bom com a bola nos pés mas se não conseguir correr de forma a fintar os adversários, esse talento não lhe serve de nada.

Se apenas corre, experimente andar de bicicleta. Se apenas faz natação, experimente jogar ténis. Se apenas faz musculação, experimente fazer caminhadas ao ar livre. Este tipo de combinação pode fazer a diferença entre continuar a fazer exercício físico divertindo-se e deixar de o fazer completamente.

5 – Faça sempre o aquecimento antes de começar o exercício físico

Independentemente do exercício físico de eleição, não deve deixar de aquecer os seus músculos antes de começar. Não costuma muito fazer uns alongamentos. Previne danos no tecido muscular, ajuda o sangue a fluir e o seu coração até irá responder melhor.

Basta um aquecimento de 5 minutos para que previna lesões. Se se magoar ao fazer exercício físico não irá querer voltar a faze-lo enquanto se lembrar das dores. Basta 5 minutos de aquecimento para prevenir que isso aconteça.

Conclusões

Ao implementar estas 5 dicas acredito que passará a gostar mais de fazer actividades que irão melhorar o seu desempenho na perda de peso.

Lembre-se, o seu plano de emagrecimento agradece se fizer exercício físico.

Eu adoro estes exercícios que uso nos meus treinos! Beijinhos!

Você também pode gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *